+55 47 3232-0774  contato@fett.com.br

Dê adeus à procrastinação - Fett Text Bureau

Dê adeus à procrastinação

Posted by

Procrastinação – Postergar tarefas é um hábito comum à maioria dos brasileiros, mas que pode causar diversos problemas no dia a dia. Veja como superar o problema e ir além nos seus compromissos!

Quem nunca deixou para mais tarde tarefas muitas vezes fáceis de cumprir só pelo prazer de não fazer nada (ou de fazer coisas menos inconvenientes)? Até aí, tudo bem. Procrastinar de vez em quando é um hábito normal. O problema começa quando as tarefas se acumulam e o prazo para concluí-las fica diminuto. A pressão aumenta e a qualidade do seu trabalho fica comprometida. No caso dos compromissos que envolvam responsabilidade ou outras pessoas, a situação fica ainda mais fora de controle.

Procrastinar significa deixar para depois, adiar tarefas ou ações para além do prazo previsto. Isso acontece com tarefas simples ou eventos importantes. É ter a consciência de que você precisa agir e, mesmo assim, posterga ao limite máximo – seja o agendamento de uma consulta médica, o pagamento de uma conta, a elaboração de uma apresentação na empresa ou a resposta a um e-mail.

procrastinação

Por outro lado, é possível dizer que a pessoa que procrastina com frequência se sente culpada, insegura, com a sensação de ser incapaz de executar tarefas. Há ainda o estranho prazer de cumpri-las no último momento. Esse é um dos principais efeitos da procrastinação.

As pessoas adiam tarefas por muitos motivos: falta de tempo, autossabotagem, preguiça, acúmulo de responsabilidades, medo ou incapacidade, por preferirem certas tarefas em detrimento de outras, etc. Se você se enquadra neste perfil, segue algumas dicas para melhorar seu desempenho:

Organize-se contra a procrastinação

Muitas vezes deixamos de fazer as coisas, pois nosso próprio espaço físico está desorganizado. Organize seu ambiente de trabalho e objetos pessoais. Deixe à mão canetas, pastas e outras coisas que geralmente fazem você interromper o trabalho para alcançá-las. Disponha cada coisa em seu lugar. Mantenha seu desktop organizado, apenas com os atalhos mais importantes, e controle melhor sua caixa de e-mails. Separe um momento semanalmente para a manutenção do seu espaço.

Anote e se comprometa!

Faça listas diárias de tarefas a cumprir, relacionando o que é necessário para cumpri-las e o prazo disponível. Liste não apenas suas responsabilidades, mas momentos para fazer o que gosta, de modo equilibrado. Utilize agendas e blocos de anotações, se preferir. Anote tudo o que achar conveniente e todos os compromissos. Escrever ajuda a lembrar. Mas não se esqueça de agir – saia do papel assim que terminar de relacionar o que precisa ser feito. Priorize tarefas: comece executando as mais fáceis ou as mais urgentes e passe àquelas que possuem prazos maiores. Cumpra tudo o que você prometeu, mas analise com cuidado antes assumir qualquer coisa– se não for demasiado, peça um prazo maior.

procrastinação

Peça ajuda!

Muitas vezes procrastinamos, pois temos receio de delegar tarefas. Instrua de forma clara pessoas que possam ajudá-lo. Peça ajuda também para pessoas mais próximas que possam lhe cobrar daquilo que você esqueceu ou o que quer adiar. Uma outra indicação é terceirizar fases do projeto de seu negócio – a Fett Text Bureau, por exemplo, possui entre os seus clientes agências de comunicação ou empresas e pessoas que necessitam de conteúdo para a comunicação assertiva com seu público, sem ter que contratar ou alocar profissionais.

Cuide mais de você!

Se você acha que o problema maior é não ter energia suficiente para agir, analise se está dormindo o período necessário. Cuidado também com a alimentação – a falta de certas vitaminas e nutrientes podem levar à fadiga e ao cansaço. O sedentarismo também gera desmotivação, pois cria rotinas pouco flexíveis. Exercícios físicos e esportes, por exemplo, além de melhorarem o ânimo, o ajudaram a ter disciplina.

Daisy Libório

Daisy Libório é a diretora da empresa Fett Text Bureau. É especialista em produção e marketing de conteúdo. É revisora de texto com mais de 16 anos de experiência e atualmente também atua em projetos de desenvolvimento de treinamentos e cursos personalizados.

Leave a Reply

Your email address will not be published.