+55 47 3232-0774  contato@fett.com.br

Empresas que estimulam a criatividade vão mais longe - Fett Text Bureau

Empresas que estimulam a criatividade vão mais longe

Posted by

O ser humano, em qualquer fase de sua vida, tem um interesse natural em descobrir coisas. Assim, é válido dizer que durante sua vida ele aprende, se constrói através do conhecimento adquirido, expande sua identidade e melhora sua relação com o mundo.

O que é a criatividade

A criatividade é uma característica humana que está relacionada a este movimento:

A criatividade é uma dimensão da existência humana que evidencia o potencial do indivíduo para mudar, crescer e aprender ao longo da vida. A capacidade criadora está comumente associada ao processo de viver e de organizar experiências do indivíduo. (LEITE, 1994, p. 207)

Muito se fala sobre criatividade e inovação, sem reconhecer que é necessário criar um ambiente para que o profissional possa expandir suas habilidades. Muitas pessoas criativas, por mais que pareça vantajosa inicialmente a proposta de emprego, abandonam suas funções, pois suas habilidades são suprimidas pela falta de oportunidades e reconhecimento das lideranças.

Muitas empresas investem em treinamentos e desenvolvimento de talentos sem reconhecer que, apesar da criatividade ser inerente ao ser humano, precisa de uma “mola propulsora”, de motivação. O treinamento pelo treinamento, como muitas vezes acontece, de nada vale se não possuir um impacto na atividade do colaborador ou em sua estrutura criativa.

Liderança criativa

Fica a dica para líderes e gestores de equipes: o exercício de alteridade (de se colocar no lugar do outro, no caso, de seus liderados e reconhecer suas habilidades e expectativas) é também uma necessidade da própria empresa na sua relação com o mercado.

“Você contrata um jovem profissional extremamente conectado e engajado. Quando ele chega para seu primeiro dia de trabalho, vive as hierarquias das corporações, em meio a regras que proíbem pensamentos inventivos, a modelos militares e a redes bloqueadas. Quando ele retorna para casa, em seu ambiente criativo, ele vive em um mundo de compartilhamento. Provavelmente, ele inovará em outro canto.” – Gil Giardelli

Daisy Libório

Daisy Libório é a diretora da empresa Fett Text Bureau. É especialista em produção e marketing de conteúdo. É revisora de texto com mais de 16 anos de experiência e atualmente também atua em projetos de desenvolvimento de treinamentos e cursos personalizados.

Leave a Reply

Your email address will not be published.